Guia da Grávida

Gravidez sem sintomas

É possível não ter sintomas no início da gravidez?

Os sintomas da gravidez variam de pessoa para pessoa e não é incomum haver ausência (total ou parcial) de sintomas, especialmente nas primeiras semanas de gravidez.

A ausência de sintomas não implica necessariamente ausência de gravidez. Poderá apenas significar que as mudanças que estão acontecendo no seu corpo não estão produzindo sintomas ou que estes não são suficientemente fortes para que você se aperceba.

Como posso ter a certeza de que estou grávida?

Se a sua menstruação está atrasada, a forma mais fiável de diagnosticar um possível gravidez é através da realização de um teste de farmácia. Esses testes têm uma fiabilidade muito elevada e um resultado positivo é um indicador fiável de gravidez.

No caso do seu teste dar positivo, estará quase de certeza grávida, mesmo que os sintomas não estejam presentes. O passo seguinte será confirmar o resultado com o seu médico.

A ausência de sintomas é sinal de que existe um problema na gravidez?

Foto: Bigstock.com

Não necessariamente. Embora as gestações em que ocorre aborto espontâneo apresentem geralmente uma menor ocorrência de enjoos, o contrário não é verdade. Ou seja, a falta de sintomas, enjoo incluído, não significa por si a existência de qualquer problema.

Porém, se você sente algum receio é preferível consultar o seu médico e tranquilizar-se do que permanecer na dúvida.

A diminuição dos sintomas é razão para preocupação?

A intensidade dos sintomas pode variar ao longo da gravidez e o fato de estarem diminuindo não quer dizer que haja um problema.

No caso das náuseas e vômitos, é bem provável que diminuam com o passar do tempo, podendo desaparecer completamente a partir do segundo trimestre.

Outros sintomas, como o inchaço ou retenção de líquidos, poderão variar devido a diversos fatores, como a alimentação, o exercício físico ou o cansaço, não havendo qualquer relação com problemas na gestação.

Mesmo os movimentos do bebê podem variar de intensidade e períodos de aparente inatividade não constituem razão para preocupação.

No entanto, se notar sintomas pouco habituais como dores abdominais repentinas e intensas ou sangramento, deve consultar o seu médico para que este possa avaliar a sua situação clínica.

Em resumo

A ausência de sintomas na fase inicial da gravidez ou a variação da intensidade dos sintomas no decurso da gravidez são situações relativamente normais. Deve porém consultar o seu médico sempre que essas variações lhe provoquem intranquilidade ou se ocorrerem sintomas inesperados como dores abdominais ou sangramento.

Sair da versão mobile