Guia da Grávida

Limão na gravidez

Grávida pode comer limão?

Foto: Adobe Stock

Limão na gravidez: mitos e fatos

Todos sabemos que o consumo de fruta pode trazer benefícios para a saúde, mas será que o consumo de limão é seguro na gravidez?

A resposta é sim, o limão não só é perfeitamente seguro para o consumo na gravidez, como poderá até ser benéfico para a saúde se for incluído numa dieta equilibrada. Convém no entanto lembrar que não existem “alimentos milagrosos” e o consumo excessivo de limão pode causar efeitos indesejados, particularmente ao nível gastrointestinal e dentário.

Grávida pode comer limão?

Quando consumido com moderação, o limão pode ser uma adição agradável à sua dieta, particularmente para se quiser dar um sabor diferente a alguns pratos ou infusões. Por outro lado, existe a crença tradicional de que o seu consumo possa trazer benefícios para a saúde, mas a sua aplicação é na verdade bem mais limitada do que alguns artigos mais otimistas nos levam a crer.

Limonada | Foto: Adobe Stock

Entre os possíveis benefícios do limão estão:

Obviamente, a utilização do limão em remédios caseiros não substitui medicação específica ou uma avaliação médica, devendo ser encarada como um tratamento complementar e não como uma alternativa.

Benefícios que o limão não proporciona:

Efeitos adversos do consumo de limão na gravidez

A intensidade dos efeitos adversos do limão varia de pessoa para pessoa e estes não são específicos da gravidez, podendo ocorrer sempre que haja um consumo excessivo de limão.

Foto: Adobe Stock

Cuidados a ter no consumo de limão

Tal como com outro alimento qualquer, é necessário ter alguns cuidados no consumo de limão e derivados, de modo evitar efeitos indesejados.

Em resumo

O limão é um alimento seguro para consumo na gravidez e pode ser usado na confecção de alimentos, preparação de infusões ou ainda, no seu estado natural. No entanto, não espere efeitos surpreendentes na sua saúde devido ao simples fato de consumir mais limão, pois a acontecerem estes serão provavelmente modestos.

Sair da versão mobile