Guia da Grávida

Dor de cabeça na gravidez

Dor de cabeça na gravidez é normal?

A dor de cabeça na gravidez é perfeitamente normal, especialmente durante as primeiras semanas de gestação. Este tipo de dor é denominada cefaléia de tensão e é a forma mais comum de dor de cabeça

O que são cefaléias de tensão?

As cefaléias de tensão caracterizam-se por serem dores difusas que causam uma sensação de aperto à volta da cabeça.

Na gravidez, as cefaléias de tensão são causadas por uma combinação de vários fatores, que podem passar pela alteração nos níveis de estrogênio ou pelo aumento do volume de sangue em circulação. Apesar do incômodo que podem causar, estas dores de cabeça são geralmente inócuas e a sua intensidade tende a diminuir à medida que a gravidez avança.

Mudanças súbitas em hábitos como fumar ou beber café podem aumentar a probabilidade de ocorrência de dores de cabeça. Por isso, é aconselhável planear o seu abandono algum tempo antes de engravidar, de modo a evitar o transtorno físico causado pela cessação abrupta do seu consumo.

Como prevenir a dor de cabeça?

A dor de cabeça pode ser prevenida de várias formas:

Foto: Bigstock.com

Como aliviar a dor de cabeça?

A forma mais eficaz para aliviar a dor de cabeça varia de pessoa para pessoa, mas estas dicas poderão ajudar:

Se for necessário outro tipo de tratamento para o alívio da dor, o seu médico poderá recomendar paracetamol, uma vez que este é considerado um dos analgésicos mais seguros na gravidez.

Quando devo consultar o médico?

Deve consultar o seu médico sempre que:

Em resumo

A dor de cabeça é normal durante a gravidez, especialmente no seu início. No entanto, o agravamento da dor ou aparecimento de outros sintomas, devem ser reportados ao médico.

 

 

Sair da versão mobile