Dor de cabeça na gravidez


Dor de cabeça na gravidez é normal?

A dor de cabeça na gravidez é perfeitamente normal, especialmente durante as primeiras semanas de gestação. Este tipo de dor é denominada cefaléia de tensão e é a forma mais comum de dor de cabeça

O que são cefaléias de tensão?

As cefaléias de tensão caracterizam-se por serem dores difusas que causam uma sensação de aperto à volta da cabeça.

Na gravidez, as cefaléias de tensão são causadas por uma combinação de vários fatores, que podem passar pela alteração nos níveis de estrogênio ou pelo aumento do volume de sangue em circulação. Apesar do incômodo que podem causar, estas dores de cabeça são geralmente inócuas e a sua intensidade tende a diminuir à medida que a gravidez avança.

Mudanças súbitas em hábitos como fumar ou beber café podem aumentar a probabilidade de ocorrência de dores de cabeça. Por isso, é aconselhável planear o seu abandono algum tempo antes de engravidar, de modo a evitar o transtorno físico causado pela cessação abrupta do seu consumo.

Como prevenir a dor de cabeça?

A dor de cabeça pode ser prevenida de várias formas:

  • Praticar atividade física regular O exercício físico durante a gravidez melhora a circulação e pode trazer grandes benefícios para a saúde, incluindo a redução da frequência da dor de cabeça.
  • Mantenha um padrão de sono regular – Manter um bom padrão de sono durante a gravidez pode ajudar a evitar as dores de cabeça. Uma boa forma de o conseguir é manter os mesmos horários de sono, tanto durante a semana como no final de semana.
  • Faça várias refeições ao longo do dia – Tal como o sono, uma alimentação equilibrada e regular irá ajudá-la a evitar dores de cabeça, uma vez que lhe permitirá manter níveis adequados de glicose no sangue ao longo do dia.
  • Mantenha-se hidratada – Beber água e outros líquidos ajudá-la-á a sentir-se melhor, prevenindo o aparecimento de cefaléias.
  • Faça um diário das suas dores de cabeça – Isso permitir-lhe-á perceber o que está na origem das suas dores de cabeça, ajudando-a a preveni-las.
Dor de cabeça na gravidez: como aliviar
Foto: Bigstock.com

Como aliviar a dor de cabeça?

A forma mais eficaz para aliviar a dor de cabeça varia de pessoa para pessoa, mas estas dicas poderão ajudar:

  • Descansar num local calmoDescanse com os olhos fechados num local silencioso e escuro para ajudar a aliviar a tensão.
  • Aplicação de compressas – Compressas frias ou mornas no rosto, olhos e têmporas são um bom remédio para combater as cefaléias.
  • Massagem – Uma massagem nos ombros também pode ajudar a aliviar a tensão.

Se for necessário outro tipo de tratamento para o alívio da dor, o seu médico poderá recomendar paracetamol, uma vez que este é considerado um dos analgésicos mais seguros na gravidez.

Quando devo consultar o médico?

Deve consultar o seu médico sempre que:

  • A dor de cabeça for persistente ou aumentar de intensidade.
  • A dor de cabeça for diferente do habitual.
  • A dor de cabeça for intensa ou acompanhada de alterações da visão, pois poderá ser um sintoma de pressão arterial elevada ou pré-eclampsia.
  • A dor de cabeça for acompanhada de febre e rigidez muscular na zona do pescoço.
  • A dor de cabeça surgir durante o segundo ou terceiro trimestres, pois poderá estar associada a pré-eclampsia.

Em resumo

A dor de cabeça é normal durante a gravidez, especialmente no seu início. No entanto, o agravamento da dor ou aparecimento de outros sintomas, devem ser reportados ao médico.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Reddit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *