Guia da Grávida

Varizes na gravidez: saiba como evitá-las

Como evitar varizes na gravidez

As varizes na gravidez  podem ser pouco agradáveis de um ponto de vista estético, mas geralmente não representam perigo para a saúde da gestante. Na verdade, para a maioria das mulheres, são apenas um incômodo temporário, que se resolve espontaneamente no final da gravidez.

As varizes são veias inchadas devido à pressão exercida pelo maior volume de sangue que circula no  corpo durante a gravidez. Este aumento de pressão, aliado às mudanças hormonais faz com que as válvulas das veias (que encaminham o fluxo sanguíneo de volta ao coração) funcionem de forma incorreta, permitindo o refluxo do sangue e o seu acúmulo ao longo da própria veia.

Comparação entre uma veia normal e uma veia varicosa.

As varizes surgem normalmente nas pernas, que além de suportarem todo o peso acumulam mais sangue por se situarem na parte inferior do corpo.

No entanto, as varizes também podem aparecer em outros locais, como a vulva ou o anus, sendo essas últimas conhecidas como hemorroidas.

O que são vasinhos?

Os “vasinhos” são na verdade pequenas varizes que resultam do inchaço e inflamação de veias superficiais e acontecem pelas mesmas razões que as varizes maiores, apesar de seu aspecto ser esteticamente mais tolerável.

Quem tem maior risco de varizes?

Todas as mulheres grávidas correm esse risco, mas quem tem níveis mais elevados de progesterona é mais susceptível ao aparecimento de varizes, uma vez que esse hormônio favorece a dilatação das veias. Além disso, as mulheres com um histórico familiar de varizes são mais propensas ao inchaço e inflamação das veias.

Foto: Bigstock.com

O que posso fazer para evitar varizes na gravidez?

A chave para evitar ou reduzir o aparecimento de varizes é tentar diminuir o acúmulo de sangue na parte inferior do corpo, em especial nas pernas:

Varizes na gravidez podem ser perigosas?

Normalmente, as varizes não causam complicações para além do desconforto e aspecto estético menos agradável.

No entanto existe uma patologia diferente chamada Trombose Venosa Profunda que pode ser extremamente perigosa. Essa patologia, ao contrário das varizes que ocorrem à superfície, deve-se à formação de coágulos nas veias mais profundas, podendo causar uma embolia pulmonar (alojamento de um coágulo na artéria pulmonar) que pode levar a dificuldades respiratórias, taquicardias ou mesmo morte súbita. As viagens longas de avião fazem aumentar o risco desta patologia, pelo que é aconselhável o uso de meias de compressão caso pretenda viajar de avião durante a gravidez.

A Trombose Venosa Profunda tem sintomas diferentes das varizes e caracteriza-se por vermelhidão na pele e inchaço na perna afetada, pelo que deverá contatar o seu médico se tiver algum destes sintomas.

As varizes desaparecem?

Quando se trata da primeira gravidez, o mais provável é que desapareçam no prazo de alguns meses após o nascimento. No caso de se tratar de uma segunda gravidez, poderá ser um pouco mais difícil mas existem vários tratamentos para eliminar as varizes que poderão ser feitos depois de terminada a gravidez, pelo que deverá falar com o seu médico acerca das opções disponíveis.

Em resumo

As varizes são um problema relativamente comum na gravidez, com um prognóstico favorável. Embora não exista uma forma absolutamente eficaz para evitá-las, o exercício físico e uma dieta equilibrada parecem contribuir para diminuir a sua incidência.

No entanto, é importante não confundir varizes com trombose venosa profunda, uma patologia grave que pode colocar em risco a saúde da gestante.

Sair da versão mobile