Hemorroidas na gravidez


Como tratar hemorroidas na gravidez

As hemorroidas na gravidez são um problema bastante comum, porém muitas pessoas evitam falar nelas por considerar o assunto um pouco embaraçoso. Mas não existe nada de errado com o fato de ter hemorroidas e além disso não é algo exclusivo das grávidas.

O que são hemorroidas?

Apesar do termo “hemorroidas” ser normalmente usado para referir a doença, trata-se na verdade do nome de um conjunto de tecidos e vasos sanguíneos situados no anus que ajudam a manter o controle das fezes.

Quando, por alguma razão, esses vasos ficam inflamados ou inchados surge a patologia que normalmente denominamos de “hemorroidas”. Essa patologia é na verdade muito semelhante às varizes encontradas nas pernas, uma vez que a sua origem é basicamente a mesma, inchaço e inflamação dos vasos sanguíneos.

Essa inflamação do tecido hemorroidário pode ser ou não dolorosa e as hemorroidas podem ser apenas internas ou visíveis externamente.

O que causa as hemorroidas?

A pressão exercida pelo útero sobre os vasos sanguíneos do anus, que acontece de forma mais acentuada a partir do final do segundo trimestre pode ser uma explicação para esse fenômeno, mas outros fatores como o aumento da circulação sanguínea na zona pélvica ou o relaxamento natural dos vasos que ocorre na gravidez, podem também contribuir para esta patologia.

Uma outra causa conhecida de hemorroidas, é a obstipação intestinal ou prisão de ventre que durante a gravidez tende a ocorrer com mais frequência, tornando as grávidas mais susceptíveis a esta patologia.

Sintomas das hemorroidas na gravidez

As hemorroidas internas são normalmente assintomáticas, mas quando são externas podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Prurido (coceira) na área afetada
  • Dor ao sentar
  • Sangramento anal
  • Inchaço junto ao anus

No entanto, apesar do desconforto que podem causar, as hemorroidas na gravidez têm cura.

Como tratar hemorroidas

As hemorroidas externas na gravidez podem ser muito dolorosas e nesse caso é necessário tomar algumas medidas para aliviar os sintomas:

  • Lavar com água morna – Lavar a área afetada com água morna irá facilitar a circulação sanguínea e aliviar o inchaço.
  • Usar pomada ou água de Hamamelis – A Hamamelis ou Hamamélia é uma planta norte-americana com propriedades anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou nas farmácias, neste caso em forma de pomada.
  • Evite permanecer sentada por longos períodos de tempo – Ficar sentada durante muito tempo aumenta a pressão sobre as veias do anus e reto. Tente mudar de posição com alguma frequência para evitar o agravamento das hemorroidas.
  • Evite usar papel higiênico – Em vez disso lave-se com água morna ou use toalhetes úmidos após defecar.

Como prevenir hemorroidas

O aparecimento de hemorroidas pode ser prevenido de várias formas:

  • Coma fibras – O consumo de fibras e uma dieta equilibrada irão ajudá-la a combater a prisão de ventre, prevenindo assim o aparecimento de hemorroidas.
  • Beba água – Mantenha o seu corpo hidratado bebendo pelo menos 2 litros de água por dia. Isso irá facilitar o trânsito intestinal e amolecer as fezes.
  • Faça exercícios de Kegel – Os exercícios de Kegel melhoram a circulação na região pélvica e anal, o que pode evitar ou melhorar as hemorroidas.
  • Evite permanecer na mesma posição – Longos períodos sentada ou em pé não favorecem a circulação. Procure alternar entre os dois, de forma a melhorar a circulação na parte inferior do corpo.

Fale com o seu médico

No caso de haver agravamento dos sintomas das hemorroidas ou se ocorrer sangramento anal, deve consultar o seu médico para que ele avalie o seu estado clínico e indique o tratamento mais adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.