Guia da Grávida

Fruta na gravidez

A importância do consumo de fruta na gravidez

É muito importante incluir fruta no seu cardápio, pois é uma ótima forma de obter os nutrientes essenciais e fibras necessários para manter o equilíbrio nutricional durante a gravidez.

As vitaminas obtidas a partir da fruta são também importantes para o desenvolvimento do seu bebê, como é o exemplo da vitamina C presente nos citrinos e que contribui para o crescimento ósseo ou o ácido fólico que pode ser encontrado em frutos como o abacate ou a banana e que contribui para evitar malformações no tubo neural.

Comer fruta torna tudo mais fácil

Foto: Bigstock.com

A fruta é muito importante para o seu bem-estar, uma vez que o seu alto teor de fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir alguns problemas comuns durante a gravidez como a prisão de ventre ou as hemorroidas.

Os frutos também são ótimos para ajudá-la a manter-se hidratada, uma vez que contém grande quantidade de água. Por isso, um suco de laranja ou uma fatia de melão podem ser uma excelente forma de complementar o seu consumo diário de água, enquanto beneficia dos seus nutrientes.

Além disso, certos frutos, como é o caso dos citrinos, contém flavonoides que melhoram o funcionamento do seu sistema imunitário, o que aumentará a sua resistência a infecções tornando a sua gravidez mais segura.

Que quantidade de fruta devo comer por dia?

Deve tentar consumir 3 doses de fruta diárias, a primeira com o café da manhã, a segunda a meio da manhã e a última num lanchinho a meio da tarde.

Foto: Freeimages.com

Quanto é uma dose de fruta?

Veja aqui as quantidades de fruta correspondentes a uma dose:

Que frutos devo evitar na gravidez?

Alguns frutos possuem componentes que podem ser prejudiciais durante a gravidez, pelo que o seu consumo deve ser evitado ou, pelo menos, moderado.

Abacaxi – A bromelaína presente neste fruto pode induzir o parto, por isso o seu consumo poderá ser desaconselhado durante o primeiro trimestre da gravidez.

Papaia, Mamão – Ambos os frutos devem ser comidos bem maduros, uma vez que o látex contido no fruto verde pode ser prejudicial para a gestação.

Qualquer fruta mal lavada – A fruta deve ser cuidadosamente lavada ou descascada para evitar infecções como a listeriose ou a toxoplasmose.

Em resumo

O consumo de fruta é de grande importância para a gravidez, permitindo manter uma dieta equilibrada que favorece o desenvolvimento do bebê. Além disso, suas propriedades ajudam a evitar problemas intestinais e a manter níveis adequados de hidratação.

Sair da versão mobile