Guia da Grávida

Dor pélvica na gravidez

Conheça as causas da dor pélvica na gravidez

As dores na região da bacia, também conhecidas como dor da cintura pélvica são um problema relativamente comum na gravidez, que surge devido à pressão exercida pelo peso do bebê e ao desalinhamento e relaxamento das articulações da bacia.

A dor da cintura pélvica, pode ocorrer em qualquer momento da gravidez, ou mesmo depois do parto, mas normalmente surge entre o final do segundo trimestre e o início do terceiro. Em alguns casos, a dor pode chegar a ser muito intensa e debilitante, mas apesar das limitações que pode trazer à mãe, não causa qualquer problema ao desenvolvimento do bebê. Esta inflamação na região da bacia é denominada de Disfunção da Sínfise Púbica e pode afectar até 20% das grávidas, causando dores na bacia e virilha.

Nos casos em que a dor pélvica é anterior à gravidez, esta poderá ter como causa a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), uma infecção dos órgãos reprodutores que pode afetar a fertilidade e aumentar o risco de gravidez ectópica.

O que é a Disfunção da Sínfise Púbica?

Durante a gravidez, ocorre a libertação de um hormônio chamado Relaxina cuja função é tornar os ligamentos da bacia mais flexíveis de modo a que o bebê possa passar mais facilmente no momento do parto.

Porém esse relaxamento tem como efeito secundário um maior movimento das articulações da bacia e púbis, facilitando o seu desalinhamento e favorecendo o aparecimento de inflamação.

A inflamação das articulações ocorre devido ao atrito provocado pelo movimento excessivo das articulações, o que resulta no aparecimento de dores em várias partes da região pélvica e púbis.

Esse tipo de dor, que pode afetar diferentes partes da pélvis, é chamado genericamente de dor da cintura pélvica, sendo o termo muitas vezes usado em substituição da designação Disfunção da Sínfise Púbica.

Quais são os principais sintomas da DSP?

A Disfunção da Sínfise Púbica ou DSP, caracteriza-se pela inflamação dos tecidos que compõem as articulações da bacia e tem como principais sintomas:

Quem corre maior risco de desenvolver DSP?

O risco geral para o desenvolvimento de DSP durante a gravidez é de cerca de 20% (1 em cada 5 mulheres). No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de você desenvolver DSP:

Quando devo procurar ajuda médica?

A dor na região pélvica pode ser bastante intensa e limitativa, impedindo-a de realizar normalmente as sua tarefas e diminuindo a sua qualidade de vida.

Por isso, deve contatar o seu médico no caso de sentir dor na região da bacia ou virilha, a fim do seu caso ser devidamente diagnosticado e, se necessário, ser encaminhada para um fisioterapeuta.

Qual é o tratamento indicado para a dor pélvica?

A dor pélvica é normalmente tratada com Fisioterapia, como forma de melhorar a condição muscular, reduzir a dor e ajudar a estabilizar as articulações.

Entre os tratamentos e atividades normalmente recomendados, podem incluir-se:

Nos casos em que a dor é mais limitativa, poderá ser necessário o uso de uma cinta e em casos mais extremos pode mesmo ser necessário o uso de muletas durante o tempo de gravidez.

O que posso fazer para evitar ou diminuir a intensidade da dor?

Para além de um tratamento específico, como a fisioterapia, você poderá tomar alguns cuidados extra de forma a diminuir o desconforto causado pela dor pélvica:

Além disso deve evitar:

Mais do que seguir essa lista à risca, é importante que você encontre a sua “zona de conforto” e perceba até que ponto consegue fazer esforço sem sentir dor, pois isso irá permitir que enfrente as tarefas diárias com maior confiança.

Conhecer os seus limites é importante, tanto para não se resguardar demasiado, pois a falta de atividade pode ser problemática, como para não esforçar as articulações mais do que o necessário.

Dor pélvica e dor abdominal

A dor pélvica distingue-se da dor abdominal de várias formas:

Dor pélvica e parto

O momento do parto pode ser uma preocupação para quem sofre de dor pélvica, no entanto, a maioria das mulheres com este tipo de problema consegue ter um parto natural, sem quaisquer complicações.

Se você sofrer de DSP, isso deverá ser tido em conta na preparação para o parto, de forma a que você consiga encontrar a melhor forma de minimizar o desconforto na hora de ter o bebê.

Quando desaparece a dor na bacia e virilha?

Em geral, a dor pélvica e a Disfunção da Sínfise Pélvica tendem a desaparecer depois do parto. No entanto é recomendável continuar (ou iniciar) um programa de fisioterapia para acelerar a recuperação.

Sair da versão mobile