Tratamentos para melhorar a fertilidade


O que fazer para melhorar a fertilidade?

Por vezes engravidar não é fácil e estima-se que cerca de 15% dos casais apresentem algum tipo de problema de fertilidade.

A infertilidade é um problema da mulher?

Não, a infertilidade atinge mulheres e homens de forma igual, estimando-se que 40% dos problemas tenham origem no homem, 40% na mulher e os restantes 20% em ambos os membros do casal.

Quais são as causas mais comuns da infertilidade?

Na mulher, as causas mais comuns são:

  • Endometriose
  • Alteração na ovulação e distúrbios hormonais
  • Alteração ou infeção nas tubas uterinas
  • Pólipos e miomas no útero

No homem, uma das causas comuns é a varicocele, que se caracteriza por varizes na bolsa escrotal e prejudica a capacidade de movimento dos espermatozoides. Outras causas incluem:

  • Criptorquidia (descida incompleta dos testículos)
  • Azoospermia (baixa produção de esperma)
  • Lesões no escroto

Além disso existem fatores que afetam ambos os sexos:

  • Idade
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Peso (obesidade ou peso baixo)
  • Consumo de álcool e tabaco
  • Anomalias congénitas nos órgãos reprodutivos

Não consigo engravidar, quando devo consultar o médico?

Se estão tentando há mais de 12 meses e não conseguem engravidar, devem procurar a ajuda de um médico para avaliar a situação.

Devem procurar ajuda médica ao fim de 6 meses quando:

  • A mulher tem mais de 35 anos, uma vez que o número de óvulos, ao contrário dos espermatozoides, é fixo e vai diminuindo com a idade.
  • A mulher tem menstruações irregulares, síndrome dos ovários policísticos ou endometriose.
  • Tenha ocorrido anteriormente gestação ectópica.

Quais são os tratamentos disponíveis para a infertilidade?

fertilização in vitro
Foto: Bigstock.com

O tipo de tratamento depende muito da causa da infertilidade. Há tratamentos medicamentosos como a indução de ovulação, técnicas de reprodução humana como a fertilização in-vitro ou a inseminação intra-uterina e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos. Para saber qual o tratamento mais adequado ao seu caso deve falar com seu médico.

Que riscos existem?

Como na maioria dos tratamentos é usada a indução da ovulação, aumenta a chance de gestações múltiplas. Isso acontece porque ao induzir a ovulação, estamos aumentando a chance de que sejam libertados vários óvulos e daí resultem múltiplos embriões.

A gestação de gémeos continua sendo um risco neste tipo de técnica, mas a chance é bastante menor do que a de uma gestação única.

Os tratamentos de fertilidade são eficientes?

Atualmente as chances de sucesso são bastante altas, com a inseminação intrauterina apresentando cerca de 16% de chances de sucesso até aos 35 anos e a Fertilização In Vitro cerca de 40%, o que é um valor bem acima das chances normais de engravidar.

A idade é um problema?

A idade é um fator importante, pois acima dos 40 anos, tanto mulheres como homens apresentam um declínio mais acentuado na fertilidade.

No entanto, apesar das chances de sucesso serem menores, muitos casais mais velhos conseguem engravidar com tratamentos de fertilidade.

Já tentei um tratamento de fertilidade e não consegui engravidar

Inseminação intrauterina
Foto: Bigstock.com

Em alguns casos é necessário mais do que uma tentativa para que o tratamento resulte. No caso da Fertilização In Vitro, podem ser necessárias até 3 tentativas para obter resultados e até 12, no caso da Inseminação Intrauterina. Por isso, não desanime e informe-se junto do seu médico acerca das alternativas existentes.

No entanto, alguns casais não conseguem engravidar com tratamentos de fertilidade. Nesse caso existem alternativas como a doação de óvulos ou a maternidade de substituição, que é legal no Brasil e Portugal em determinadas circunstâncias.

Todos os casos são diferentes

As causas da infertilidade variam muito de casal para casal, sendo alguns problemas mais fáceis de resolver do que outros. Além disso, a razão da infertilidade nem sempre é fácil de descobrir, mesmo com os atuais avanços da medicina.

Por isso, poderá ser necessária uma pesquisa mais aprofundada para determinar a causa da infertilidade, pelo que pode demorar algum tempo até que seu médico encontre o tratamento ideal para você.

2 comentários em “Tratamentos para melhorar a fertilidade

  • 3 de janeiro de 2015 em 13:45
    Permalink

    tenho polimicrocisto e nao consigo emgravidar o q devo fazer

    Resposta
    • 3 de janeiro de 2015 em 15:04
      Permalink

      A síndrome do Ovário Policístico ou Polimicrocístico é uma situação clínica tratável que deverá sempre ser seguida por um especialista em fertilidade humana. Consulte o seu médico para saber quais as opções de tratamento disponíveis para o seu caso.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.