Colostro: o primeiro leite


Colostro: saiba o que é!

O colostro, muitas vezes referido como “primeiro leite” é um líquido espesso de cor amarelada que alimenta o bebê nos primeiros dias após o parto.

Apesar de apenas ser consumido após o parto, o colostro começa a ser produzido a partir do 2.º trimestre, mas normalmente só é observável (se os mamilos pingarem) no final do 3.º trimestre.

Este precursor do leite materno transforma-se depois em leite de transição (4 a 5 dias após o parto) e finalmente em leite maduro (15 dias após o parto), ajustando progressivamente a sua composição às necessidades nutricionais do recém-nascido.

Colostro
Foto: Guia da Grávida

O que torna o colostro especial?

Apesar da sua reduzida quantidade, o colostro é um “superalimento”, providenciando os nutrientes essenciais ao recém-nascido,  bem como os anticorpos e imunoglobulinas essenciais ao funcionamento do sistema imunitário nos primeiros meses de vida.

O colostro desempenha também um papel importante na eliminação da bilirrubina, contribuindo para diminuir o risco de Icterícia Neonatal e funciona como um laxante, facilitando a expulsão do mecônio (primeiras fezes).

Colostro e amamentação

Amamentar o bebê nos primeiros dias após o parto pode parecer uma tarefa interminável, pois o intervalo entre mamadas tende a ser muito reduzido, podendo chegar a apenas uma hora entre mamadas.

Mas não se preocupe, o tempo entre mamadas irá aumentar à medida que o bebê começa a estimular a produção de leite, fazendo com que o colostro seja progressivamente substituído por leite de transição, aumentando assim a quantidade de leite e tornando as mamadas mais longas.

Em resumo

O colostro é a primeira forma de leite materno, que nutre o bebê nos primeiros dias de vida e fornece elementos essenciais ao bom funcionamento do sistema imunitário.

No entanto, o colostro é transitório, dando lugar ao fim de alguns dias ao leite de transição e finalmente ao leite maduro que durará até ao fim do período de aleitamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.