Laranja na gravidez


Conheça as vantagens do consumo de laranja na gravidez

Ao contrário do que é transmitido por algumas crenças populares, o consumo de laranja na gravidez é perfeitamente seguro. Além de ser um fruto delicioso, a laranja pode trazer vários benefícios se for consumida com moderação.

A laranja é uma fonte de vitamina C

Uma gestante necessita de pelo menos 85 mg diários de vitamina C para prevenir malformações cerebrais no feto, pelo que o consumo de alimentos ricos em vitamina C é aconselhável nos casos em que a gestante não esteja a receber suplementação desta vitamina. Um estudo norte-americano sugere ainda que uma dieta pobre em vitamina C poderá estar na origem de casos severos de Pré-eclampsia e HELLP.

A laranja, tal como outros citrinos (limão, toranja, lima, etc.) é uma excelente fonte de vitamina C. Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de suco de laranja pode aumentar em até 40% a concentração de vitamina C no sangue, o que a torna uma ótima opção para aumentar os níveis de vitamina C durante a gestação.

O consumo de laranja pode também contribuir para a prevenção de problemas de saúde não relacionados com a gravidez, tais como doenças cardiovasculares, problemas ósseos ou doenças oculares.

Suco de laranja
Foto: Adobe Stock

Possíveis riscos do consumo excessivo de laranja

Tal como qualquer outro alimento, a laranja pode causar efeitos indesejáveis se for consumida em excesso:

  • Agravamento da hiperacidez
  • Danos no esmalte dentário (devido à acidez)
  • Problemas gastrointestinais

Algumas fontes alertam para um possível risco associado à ingestão excessiva de vitamina C, que (em teoria) poderia provocar um parto prematuro ou mesmo um aborto. No entanto, não existe evidência científica nesse sentido, pelo que à parte dos efeitos indesejáveis listados acima, não há um risco particular para a gravidez.

Em resumo

A laranja pode ser consumida com moderação durante a gravidez, podendo inclusive contribuir de forma positiva para a boa saúde da gestante e bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.