Como dar mamadeira: dicas úteis


Guia para pais de primeira viagem: como dar mamadeira!

Apesar da amamentação ser a melhor forma de alimentar o seu bebê, nem sempre é possível alimentar da forma natural, seja por razões de saúde, que impeçam a utilização de leite materno ou por questões práticas que obriguem à utilização de uma mamadeira para alimentar o bebê com leite materno conservado no frigorífico.

Nos dois casos irá ter de investir algum dinheiro em mamadeiras, bicos e acessórios de esterilização para garantir a segurança alimentar do seu bebê.

Nos casos em que não seja possível a utilização de leite materno, deverá conversar com o seu pediatra acerca do tipo de leite em pó mais aconselhado para o seu bebê.

Como dar mamadeira?

Como qualquer nova tarefa, dar mamadeira requer alguma prática até atingir os resultados desejados e pode ser necessário experimentar várias estratégias diferentes até que o seu bebê mame sem problemas.

Mamadeira
Foto: Bigstock.com

Dicas úteis para dar mamadeira:

  • Segure o seu bebê numa posição vertical, suportando a cabeça de forma a que esta fique alinhada com o corpo, permitindo assim que ele mame com maior facilidade.
  • Segure a mamadeira na horizontal, tendo o cuidado de a inclinar ligeiramente para que o bico fique sempre cheio de leite. Isso evitará que o seu bebê engula ar e acumule gases.
  • No fim da mamada segure o seu bebê junto ao peito e dê tapinhas leves, ou faça uma massagem, nas costas para ajudar a libertar os gases.
  • Não force o seu bebê a tomar mais leite do que o necessário.
  • No fim da mamada deve restar um pouco de leite na mamadeira, isso é sinal que o bebê está saciado. Se isso não acontecer, coloque mais um pouco de leite e deixe o seu bebê mamar novamente até que sobre um pouco.
  • Jogue fora o leite (materno ou em pó) que sobrar na mamadeira, pois pode acumular bactérias.

Nunca deixe o bebê sozinho com a mamadeira

Nunca deixe o seu bebê sozinho com a mamadeira, pois ele pode se engasgar com o leite. Mesmo quando o bebê for um pouco mais crescido, a alimentação deve ser sempre assistida ou supervisionada por um adulto.

Quantas vezes o bebê deve mamar?

Uma das coisas que poderá ter de ajustar é a frequência das mamadas, pois isso varia muito de bebê para bebê, e se alguns preferem mamar poucas vezes, ingerindo maiores quantidades de leite, outros preferem tomar pequenas quantidades de leite de cada vez, o que exige um número maior de mamadas por dia.

Por que o bebê vomita depois de mamar?

É normal que aconteça um pouco de refluxo após a mamada e que o seu bebê regurgite uma pequena porção de leite. A regurgitação após a mamada é bastante comum e não significa necessariamente que exista uma problema com o seu bebê.

No entanto, se notar que o seu bebê vomita demasiado, sente dores ou tem outros sintomas que a preocupam, deve consultar o pediatra para que a situação seja avaliada corretamente, pois poderá tratar-se de refluxo infantil.

O leite em pó pode causar prisão de ventre?

O uso de leite inadequado ou uma proporção errada de pó e água pode causar problemas intestinais.

Por isso, deve falar com o pediatra acerca do tipo correto de leite para o seu bebê e respeitar as instruções de uso da embalagem, evitando colocar mais pó do que o recomendado.

O que fazer se o bebê for alérgico ao leite em pó?

Leite de fórmula
Foto: Bigstock.com

Alguns bebês são alérgicos a leite de vaca, que é a base da maior parte do leite em pó.

Nesses casos, é indispensável consultar o pediatra ou um alergologista de forma a encontrar a melhor solução para a alimentação do bebê.

Existem atualmente no mercado várias soluções, baseadas em leite de vaca hipoalergênico ou em leite de soja, que permitem a alimentação segura de bebês com intolerância ou alergia ao leite de vaca.

Como saber se o bebê está devidamente alimentado?

Se você usar a fórmula de leite recomendada para o seu bebê, ele irá receber os nutrientes necessários para que se desenvolva e cresça sem problemas.

Porém, deve verificar se ele está tomando a quantidade necessária de leite e ajustar a frequência de mamadas ou a quantidade de leite, se for necessário.

Preste também atenção às fraldas, pois o seu bebê deverá sujá-las com frequência se estiver bem nutrido. É normal sujar diariamente cerca de seis fraldas com xixi e pelo menos duas com cocô. Fale com o pediatra caso o seu bebê não faça cocô há mais de dois dias.

O seu bebê deve também aumentar de peso após as primeiras semanas. Se isso não acontecer, poderá ser necessário mudar a alimentação.

Como preparar a mamadeira?

Encha uma mamadeira previamente lavada com leite materno ou, no caso de utilizar leite em pó, misture as quantidades corretas de pó com água morna previamente fervida.

No caso de ser a primeira utilização, deve ainda esterilizar a mamadeira e os bicos.Se a água da rede pública tiver boa qualidade, não será necessário esterilizar novamente, bastando lavar com água quente e sabão daí em diante.

Porém, se utilizar água de um poço ou suspeitar da qualidade da água, deve continuar a esterilizar as mamadeiras a cada utilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.