Com quantas semanas o bebê começa a mexer?

Sentir os primeiros movimentos do bebê é um momento emocionante para qualquer mãe pois o bebê deixa de ser uma mera ideia ou uma imagem num monitor de ultrassom, agora é possível senti-lo!

Tudo se torna mais real e a noção de que um novo ser humano está crescendo dentro de você será mais forte do que nunca, iniciando uma ligação afetiva que perdurará pela vida.

Esse momento mágico ocorre geralmente por volta das 20 semanas, mas pode acontecer um pouco antes ou um pouco depois, até às 24 semanas.

Quando o bebê começa a mexer?

Embrião no útero
Embrião no útero | Foto: Adobe Stock

 

Na verdade, os movimentos fetais começam bem antes das 20 semanas, apenas não é possível senti-los. E se você já fez o ultrassom do primeiro trimestre terá, com certeza, reparado que o seu bebê já mexe bastante nessa altura.

O bebê começa a mover-se por volta das 7 semanas, porém os primeiros movimentos apenas começam a ser sentidos entre as 16 e as 24 semanas.

Algumas mães descrevem os primeiros movimentos como a sensação de que algo está borbulhando, chegando a confundi-los com gases ou indigestão, enquanto outras descrevem esses movimentos como uma sensação semelhante a “borboletas na barriga”. Mas à medida que a gravidez avança, os movimentos vão se tornando mais nítidos e você poderá distingui-los mais facilmente, notando a diferença entre chutes, cambalhotas ou mesmo soluços!

Se por volta das 24 semanas ainda não tiver notado qualquer movimento, é aconselhável consultar o seu médico para saber se tudo está correndo bem. Nesses casos, o seu médico irá verificar os batimentos cardíacos do bebê e se for necessário efetuará um exame de ultrassom para descartar possíveis problemas.

Movimentos fetais: aprenda a reconhecer o padrão diário

Por volta das 28 semanas de gestação, o seu bebê deverá ter um padrão diário de movimento bem definido ao qual você já estará acostumada.

Alguns especialistas consideram útil manter um registro dos movimentos do bebê, a fim de detectar facilmente qualquer anomalia.

No entanto, vários especialistas desaconselham esse método, pois o controle exaustivo dos movimentos do bebê pode conduzir a aumento da ansiedade da mãe, causando estresse desnecessário durante um período que deve ser encarado da forma mais tranquila possível.

Por isso, é bom que você tenha uma ideia geral do movimento normal do bebê, mas não vale a pena fazer registros demasiado pormenorizados, pois apesar de regular, a atividade do bebê pode variar um pouco ao longo do tempo, sem que isso signifique a existência de um problema.

<

No entanto, se você notar um aumento súbito da atividade ou um decréscimo acentuado da mesma, é aconselhável que contate o seu médico para descartar possíveis problemas com o seu bebê.

O que fazer quando o bebê não se mexe?

Em primeiro lugar, tente perceber se isso não faz parte do padrão normal do movimento do bebê, pois há alturas do dia em que o bebê pode estar menos ativo, uma vez que começa a desenvolver o seu próprio padrão de sono.

Se você achar que a ausência de movimento é estranha, e não faz parte do padrão diário do bebê, tente uma das seguintes dicas:

  • Sente-se confortavelmente e beba um copo de água fria – Como o trato digestivo está situado perto do útero, a água fria irá estimular os movimentos do bebê.
  • Fale com o seu bebê e faça uma massagem na barriga – Por volta das 23 semanas, o bebê consegue distinguir a sua voz e capaz de sentir quando você toca na barriga.
  • Faça barulho – Coloque música alta ou feche uma porta. Isso poderá fazer com que o seu bebê reaja ao som.

Se essas dicas não resultarem ou você continuar preocupada, pode realizar o seguinte teste:

Permaneça deitada sobre um dos lados do corpo, durante pelo menos 2 horas. Nesse período de tempo deverá sentir pelo menos 10 movimentos distintos do bebê.

Se ao fim de duas horas o seu bebê não tiver feito pelo menos 10 movimentos, você deverá contatar o seu médico ou dirigir-se ao hospital para despistar possíveis problemas.

Quando deve contatar o médico

Nem sempre o decréscimo ou ausência de movimento constitui um sinal de problemas, podendo fazer parte do ritmo normal do bebê.

No entanto, você deverá contatar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital se:

  • Não for possível distinguir 10 movimentos do bebê ao longo de duas horas em repouso.
  • Houver um decréscimo repentino e pronunciado dos movimentos do bebê.
  • Houver um decréscimo gradual da atividade do bebê ao longo de alguns dias.
  • Houver um aumento súbito e evidente dos movimentos do bebê.

É importante manter a calma e saber que na maior parte das vezes, essas alterações de movimento não têm significado clínico e os médicos acabam por concluir que tudo está bem com o bebê, mas é fundamental estar atenta e procurar ajuda sempre que estas alterações ocorram.

O movimento do bebê ao longo da gravidez

O tipo de movimentos do seu bebê variam ao longo da gravidez, aumentando de intensidade e frequência até as 32 semanas, altura em que tendem a estabilizar.

No final da gravidez, entre as 36 e as 40 semanas, a sensação causada pelos movimentos do bebê pode mudar um pouco, uma vez que estes tendem a ser mais espaçados (mas mais fortes), devido à progressiva falta de espaço no útero.

Ao longo da gravidez, você também irá notar que o ciclo de atividade do bebê pode não coincidir exatamente com o seu, podendo mesmo haver uma menor atividade durante o dia e uma grande atividade quando você se prepara para dormir.

Monitorar os movimentos do seu bebê é também uma oportunidade de comunicar com ele através do toque e da voz, por isso aproveite esses momentos para estreitar os laços com ele.

Em resumo

Familiarize-se com o ritmo diário do seu bebê e tente perceber em que alturas do dia este é mais ativo, de forma a poder detectar eventuais mudanças na sua atividade.

Recorra ao médico sempre que houver alterações notórias e inesperadas no movimento do seu bebê.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Reddit

39 comentários em “Com quantas semanas o bebê começa a mexer?

  • 28 de fevereiro de 2016 em 02:06
    Permalink

    Oi.meu nome e Maria Gorete. Sinto tipo uns choquinhos na barriga.é o bebe que se mexe

    Resposta
    • 29 de fevereiro de 2016 em 01:00
      Permalink

      Olá Maria Gorete,

      Sim, é possível que seja o bebê, mas se a sua gravidez for ainda muito recente, a sensação pode apenas ser o resultado do funcionamento do seu aparelho digestivo.
      Como os bebês normalmente seguem um padrão de atividade ao longo do dia, tente perceber se os movimentos se repetem nas mesmas alturas do dia.
      Fale também com o seu médico se estiver preocupada com o número de movimentos do bebê.

      Resposta
  • 29 de fevereiro de 2016 em 01:34
    Permalink

    Olá sou a nadya e vo fazer ultrassom na quarta feira minha primeira eu gostaria de saber se e normal minha barriga fica uma pelota já tive dois aborto e to de 12 semanas

    Resposta
    • 29 de fevereiro de 2016 em 10:27
      Permalink

      Olá Nadia,

      Aconselhamos que espere pelo resultado do ultrassom, pois poderá esclarecer as suas dúvidas. No entanto, se acha que algo está errado, deve contactar o seu médico.

      Resposta
  • 13 de maio de 2016 em 10:44
    Permalink

    Bom dia estou de 17 semanas e faz 3dias q não sinto meu bebê mexer… na minha primeira gestação não sentir nada so depois de 5meses isso é no mal ou tenho q me preocupar.

    Resposta
    • 13 de maio de 2016 em 14:29
      Permalink

      Olá Janaina,

      A aparente ausência de movimento pode não ter significado, mas qualquer alteração significativa do movimento do bebê deve ser avaliada, por isso aconselhamos que consulte o seu médico.

      Resposta
  • 23 de maio de 2016 em 16:59
    Permalink

    Oi meu nome é jacy estou de 16 semanas e já sinto meu bebe mexer é normal?

    Resposta
    • 23 de maio de 2016 em 17:29
      Permalink

      Olá Jacyara,

      A altura em que a mãe começa a sentir os movimentos do bebê varia muito e, embora algumas mães apenas os consigam sentir a partir das 24 semanas, é perfeitamente normal senti-los a partir das 16 semanas de gestação.

      Resposta
  • 21 de junho de 2016 em 20:10
    Permalink

    Obrigada por tantas informações importantes! Ontem passei um susto com minha bebê. Estou com 18 semanas e gripada, com febre baixa e tosse, em tratamento. E em uma das emergências que fui, o médico não conseguiu ouvir os batimentos dela, que estava sem se mexer há algumas horas. Todavia vimos uma movimentação no lado esquerdo, que foi meu alívio! Então me lembrei de que não dormimos devido à tosse intensa. À noite consegui fazer um ultrassom e ver que estava tudo normal, graças a Deus! Logicamente tive uma noite de sono reconfortante! Hoje ela está toda serelepe!!! Com isso quero contribuir com a informação de que até o soninho e o comportamento dos nossos bebês sofrem influência dos nossos na vida intrauterina! Grande abraço!

    Resposta
    • 21 de junho de 2016 em 22:47
      Permalink

      Obrigado pela partilha, Aline.
      De fato tudo que acontece com a mãe influencia o bebê. Ainda bem que tudo não passou de um susto.
      Felicidades!

      Resposta
  • 21 de julho de 2016 em 18:38
    Permalink

    Ola meu nome e leiciane estou gravida de 15 semanas e nao sinto nd e normal

    Resposta
    • 22 de julho de 2016 em 22:43
      Permalink

      Olá, Leiciane
      Em média os movimentos do bebê começam a ser mais evidentes por volta da 20.ª semana, por isso não se preocupe demasiado e siga as instruções do seu médico.

      Resposta
  • 23 de julho de 2016 em 10:47
    Permalink

    Estou com 18 semanas o BB não mexe ainda To doida pra sentir essa é minha segunda gestação. E não viu o sexo ainda

    Resposta
    • 23 de julho de 2016 em 11:29
      Permalink

      Olá Anna,

      Os movimentos começam a ser perceptíveis entre a 16.ª e a 24.ª semana, por isso é perfeitamente normal que não tenha sentido nada ainda.
      De qualquer modo, pode falar com o seu médico acerca do assunto para ficar mais tranquila.

      Resposta
  • 23 de julho de 2016 em 10:49
    Permalink

    Com seis meses mesmo o BB se escondendo pode ver o sexo pela utra

    Resposta
    • 23 de julho de 2016 em 11:27
      Permalink

      Olá Ana,

      Se a posição do bebê não for favorável há sempre alguma margem de erro, mas normalmente é possível ver o sexo do bebê no ultrassom, nessa altura.

      Resposta
  • 5 de agosto de 2016 em 20:54
    Permalink

    Ola sou a jhenifer, estou de 21 semanas, e ate a 20 sem, eu sentia pontadas na barriga e barulhos tbm seria o bebe se mexendo?

    Resposta
    • 8 de agosto de 2016 em 14:46
      Permalink

      Olá Jhenifer,

      As pontadas podem ser causadas pelos movimentos do bebê ou simplesmente pelo crescimento do útero.
      Se acha que os movimentos do bebê diminuiram desde as 20 semanas, deve consultar o seu médico para descartar possíveis problemas.

      Resposta
  • 17 de agosto de 2016 em 23:11
    Permalink

    Oi estou com 18 semanas e muita dor de dente fk muito nervosa e choro muito isso prejudica o bb

    Resposta
    • 18 de agosto de 2016 em 11:51
      Permalink

      Olá Marileia

      O fato de chorar e ficar nervosa não é o que mais prejudica o bebê, mas a falta de tratamento dentário pode trazer problemas.
      Ao contrário do que muitas vezes é dito, os tratamentos dentários (inclusive com anestesia local) podem ser realizados durante a gravidez. Por isso, aconselhamos que marque uma consulta com o seu dentista para resolver o problema o mais rápido possível.

      Resposta
  • 3 de setembro de 2016 em 20:47
    Permalink

    Olá me chamo Gilmara estou de dez semana eu sinto meu bebe so pela manha quando estou deitada depois some e normal

    Resposta
    • 5 de setembro de 2016 em 16:43
      Permalink

      Olá, Gilmara

      Os movimentos do bebê são normalmente sentidos a partir das 20 semanas de gestação, apesar de algumas pessoas poderem senti-los mais cedo.
      Se o padrão de movimentos for regular, provavelmente estará tudo bem.

      Resposta
  • 6 de outubro de 2016 em 13:04
    Permalink

    Oi meu nome é weldja minha última menstruação veio dia 30 de agosto e até hoje dia 06 de Outubro ela ainda não veio será que posso esta grávida 😍

    Resposta
    • 6 de outubro de 2016 em 14:07
      Permalink

      Olá, Weldja

      É possível que esteja grávida, mas nada como confirmar através de um teste. Os testes de gravidez vendidos na farmácia são muito fáceis de utilizar e o resultado é muito fiável.

      Resposta
  • 22 de novembro de 2016 em 10:40
    Permalink

    Estou grávida de 6 meses e 2 dias e a minha bebé não mexe com tanta intensidade será normal? É que antes ela mexia tanto

    Resposta
    • 22 de novembro de 2016 em 16:01
      Permalink

      Olá Laury

      À medida que o espaço no útero se torna mais reduzido, devido ao crescimento do bebê, os movimentos podem diminuir de intensidade. No entanto, deve relatar o sucedido ao seu médico para descartar outras causas.

      Resposta
  • 2 de janeiro de 2017 em 15:20
    Permalink

    Estou com 4 meses e essa é minha terceira gestação e não sinto o bebê com muita exatidão será que está tudo bem

    Resposta
    • 2 de janeiro de 2017 em 15:28
      Permalink

      Olá, Renata

      O mais provável é que esteja tudo bem, pois os movimentos do bebê apenas se tornam evidentes por volta das 20 semanas de gestação (aproximadamente 5 meses). De qualquer forma, aconselhamos que consulte o seu médico para descartar possíveis problemas.

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2017 em 18:22
    Permalink

    ola, meu nome é karol estou com 9 semanas e sinto a noite umas borbolhinhas perto do umbigo, será que é o nenem movimentando?

    Resposta
    • 11 de janeiro de 2017 em 10:14
      Permalink

      Olá Karol

      É pouco provável, mas não é impossível. Os movimentos começam por volta das 7 semanas mas só começam a ser sentidos pela mãe entre as 16 e 24 semanas.

      Resposta
  • 8 de fevereiro de 2017 em 15:22
    Permalink

    Olá meu nome é Cleia estou com 4 meses e ainda não deu para ouvir o batimento do coração e nem o sexo. Não sinto o meu bebê mexer só sinto muita dor nas pernas e não consigo dormir a noite. Isso é normal?

    Resposta
    • 8 de fevereiro de 2017 em 15:39
      Permalink

      Olá, Cleia

      Por vezes a posição do bebê torna difícil detectar os batimentos cardíacos. Quanto ao sexo, é possível que tenha de esperar um pouco mais para obter um resultado fiável. Aconselhamos que fale com o seu médico, e exponha as suas dúvidas e receios, pois este conhece bem o seu caso e pode esclarecer todas as suas dúvidas.
      Quanto à insónia e dores nas pernas, são problemas muito comuns durante a gravidez, pode ler mais sobre o assunto nos artigos “Insônia na gravidez” e “Como evitar varizes na gravidez”, mas fale com o seu médico sobre esses sintomas.

      Resposta
  • 19 de março de 2017 em 02:01
    Permalink

    eu estou de 16 semanas e tenho muitas gases e normal não prejudica o bebe

    Resposta
    • 19 de março de 2017 em 21:38
      Permalink

      Olá, Elenne

      Os gases não são prejudiciais ao bebê, mas se lhe provocam desconforto aconselhamos que fale com o seu médico.

      Resposta
  • 15 de junho de 2017 em 14:40
    Permalink

    Olá sou Rose
    Estou com vinte e uma semana e nao sinto o bebê mexer? É normal

    Resposta
    • 15 de junho de 2017 em 20:03
      Permalink

      Olá, Rose
      O mais provável é que seja apenas uma fase de menor movimento, mas de qualquer modo deve consultar o seu médico.

      Resposta
  • 18 de julho de 2017 em 11:31
    Permalink

    Oi sou laisa estou com 18semanas e agora que comecei a sentir uns pequenos toques e normal?

    Resposta
    • 18 de julho de 2017 em 17:30
      Permalink

      Olá, Laisa

      É perfeitamente normal, mas fale com o seu médico se notar alguma variação na frequência dos movimentos.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *