10 Brincadeiras divertidas para entreter o seu bebê


10 brincadeiras para desfrutar com seu bebê

O bebê necessita de atividade e estimulação para que o seu desenvolvimento seja o mais harmonioso possível. É através dos jogos e brincadeiras que o bebê aprende noções fundamentais acerca do mundo que irão estruturar as aprendizagens futuras.

Por isso, encontrar novas brincadeiras é sempre uma preocupação tanto para os pais e mães menos experientes, como para quem já criou vários filhos, pois o que resulta com um bebê pode não resultar com outro e vice-versa.

Para facilitar um pouco a sua vida, criamos essa lista de 10 sugestões de brincadeiras, muito fáceis de pôr em prática e que poderão ajudá-la (ou ajudá-lo) a passar momentos bem divertidos com o seu bebê.

  1. Conte histórias – Se o seu bebê for muito pequeno poderá não perceber o conteúdo da história, mas a proximidade e o fato de estar ouvindo sua voz são de extrema importância. Quando este já for mais crescido, poderá ser uma oportunidade de treinar não só a linguagem, mas também a motricidade fina, ao deixá-lo folhear o livro de histórias.
  1. Fale com o seu bebê – Falar com o seu bebê nunca é demais. Falar reforça os laços afetivos e ajuda a estabelecer as bases da linguagem. Não precisa falar como um bebê, basta apenas que fale “para o bebê” e o encoraje a imitar a sua voz, o que simultaneamente é um jogo e uma oportunidade de aprendizagem.
  1. Mostre objetos diferentes – O seu bebê precisa conhecer o mundo e a forma como este funciona. Mostrar novos objetos ao bebê, encorajando-o a manipulá-los é uma forma de estimular o seu desenvolvimento cognitivo. Não é necessário que os objetos sejam brinquedos, pois o seu bebê adorará conhecer melhor os objetos do dia-a-dia, um lenço, uma colher ou um sapato servem perfeitamente. Se algo não funcionar, não há problema, a sua casa é uma fonte quase inesgotável de novos objetos.
  1. Brinque no chão – Os tapetes feitos em EVA são ideais para isso, pois tornam o piso ideal para as crianças pequenas, mas se não tiver, um edredom serve perfeitamente. Espalhe os brinquedos preferidos no chão e brinque com o seu filho, o fato de estar brincando no chão aumenta a sua liberdade de movimentos e ajuda a aprender a engatinhar e, mais tarde, a andar.
  1. Bolhas de sabão – Pode parecer demasiado simples mas é ideal para atrair a atenção de um bebê e um remédio quase infalível para crises de choro. Quando o bebê for mais velho poderá ensiná-lo a fazer suas próprias bolhas de sabão. É um jogo barato e ideal para qualquer lugar.
  1. Bateria improvisada – O seu bebê é um baterista nato e deve ser encorajado para isso. O fato de bater com os objetos na mesa ou uns contra os outros significa que está aprendendo a reconhecer as diferenças entre eles. Objetos diferentes têm sons diferentes, por isso, experimente dar diferentes objetos ao seu bebê.
  1. Jogar bola – A bola é um objeto incontornável quer o seu bebê seja menino ou menina. O movimento da bola fascina as crianças e elas adoram fazê-la rolar, atirá-la e correr atrás dela. Tenha à disposição do bebê bolas de materiais, tamanhos e texturas diferentes, para que este as possa utilizar em diferentes brincadeiras.
  1. Brincar com a comida – A hora da comida não precisa de ser um sacrifício. Ponha de lado a ideia de que o bebê não deve brincar com a comida e deixe-o explorar com as mãos diferentes alimentos. Procure entender quais os alimentos e texturas que mais interessam ao seu bebê, ao mesmo tempo que usa a brincadeira para convencê-lo a aceitar os alimentos mais “difíceis”. Se no fim tudo estiver sujo não há problema, você ou seu parceiro estarão lá para limpar.
  1. Jogo de imitações – Funciona melhor a partir dos três meses, mas você poderá começar a tentar um pouco antes. Imite as expressões ou gestos do seu bebê e incentive-o a fazer o mesmo, em breve estarão fazendo todo o tipo de caretas e sons. Além de extremamente divertido, esse jogo reforça a relação com o seu bebê e estimula as competências de comunicação.
  1. Brincar no banho – Os bebês adoram água e você pode tornar esse momento em mais uma oportunidade de brincadeira. Use brinquedos flutuantes ou, em alternativa, caixas de plástico e esponjas de várias cores. Manter o bebê ocupado durante o banho irá tornar mais fácil a sua tarefa e evitar que este use o xampu ou o chuveiro como brinquedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.